Autocarros municipais circulam em Pemba, mas adesão permanece baixa




O Conselho Municipal da Cidade de Pemba colocou em circulação, neste sábado, 09 de Maio de 2026, novos autocarros urbanos com uma tarifa fixada em 15 meticais, numa medida que visa aliviar a pressão exercida pelos transportadores semi-colectivos, conhecidos como “chapeiros”.


A decisão surge numa altura em que os transportadores haviam agravado os preços, cobrando 20 meticais na rota Emulação Socialista – Praia do Wimbe/Muxara e 30 meticais no trajecto Emulação Socialista – Chuiba, alegando impacto da subida do combustível.


Apesar da redução significativa das tarifas nos autocarros municipais, verifica-se ainda uma fraca adesão por parte dos munícipes, com vários veículos a circularem com poucos passageiros.


A situação levanta questionamentos sobre os factores que poderão estar na origem desta baixa procura. Entre as hipóteses apontadas estão a possível falta de informação sobre a disponibilidade dos novos meios, a desconfiança dos utentes em relação ao serviço ou mesmo a frustração acumulada face às dificuldades no sector de transporte público.



Entretanto, espera-se que, com o passar dos dias e o reforço das campanhas de sensibilização, haja maior adesão por parte da população, permitindo que a iniciativa municipal cumpra o seu objectivo de garantir um transporte mais acessível e eficiente na cidade de Pemba.(MRTV)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem