Cabo Delgado: Mais de 22 mil habitantes do bairro de Paquitequete com água potável




Reabilitação do sistema de abastecimento de água no bairro de Paquitequete beneficia cerca de 5 mil famílias, que agora conseguem reduzir significativamente as longas distâncias na busca por água potável

Os moradores de Paquitequete expressaram grande satisfação com a recente reabilitação do sistema de abastecimento de água no bairro, que beneficiará um total de 22.135 habitantes.

Para os moradores, a reabilitação do sistema de água representa uma grande mudança na rotina diária, pois antes, muitos precisavam percorrer longas distâncias para conseguir água, o que comprometeria tanto a qualidade de vida quanto a saúde da comunidade.


Anifa Baquile, chefe do posto Administrativo Municipal nº 1, agradeceu ao governo e aos parceiros pela instalação do sistema, destacando a melhoria nas condições de vida e higiene da população.


"Isso garantirá melhores condições de vida e higiene para os moradores, além de eliminar o esforço físico que antes era necessário para buscar água potável" - disse Anifa Baquile,


"Estamos todos felizes com o que foi feito. Antes, usávamos água de poço, que não era tratada, e corríamos o risco de contrair várias doenças. Muitas vezes, tínhamos que caminhar longas distâncias para conseguir água potável", afirmou Mwalimo Issufo Mussa, um residente local.


Durante a inauguração, realizada nesta terça-feira, o presidente do Conselho Municipal de Pemba, Satar Abdulgani, enfatizou que o projeto visa não só responder à crescente demanda por água, mas também atender ao aumento populacional resultante da chegada de famílias deslocadas por causa da insegurança nas regiões vizinhas. 


“A chegada de muitas pessoas de diversas regiões da nossa província acelerou o crescimento da população local, o que sobrecarregou os serviços públicos essenciais, como o abastecimento de água. Isso tornou urgente a busca por soluções para esses novos desafios. Graças ao apoio do governo e dos nossos parceiros, conseguimos criar as condições necessárias para fornecer água potável a Paquitequete”, afirmou Satar Abdulgani.


A reabilitação do sistema de água trará benefícios significativos à saúde pública dos moradores, prevenindo doenças de origem hídrica e melhorando as condições de vida. 


O presidente do município fez um apelo para o uso responsável do novo sistema, destacando a importância da colaboração da comunidade para garantir a durabilidade e sustentabilidade do projecto.


"Pedimos a todos os habitantes de Paquitequete que usem esse sistema com responsabilidade, para garantir sua durabilidade e sustentabilidade. Agradecemos desde já a pronta colaboração do bairro na criação de um comitê de gestão da água, que desempenhará um papel fundamental na administração desse recurso", enfatizou o edil.


Maxime Rabilloud, director-geral da Total Energy, também esteve presente na cerimônia e destacou o compromisso de solidariedade da Moçambique LNG com o povo de Cabo Delgado.


 "Sabemos que a vida não é fácil e que vocês enfrentam muitas dificuldades. Por isso, esta é mais uma demonstração de solidariedade. Estamos em Cabo Delgado, onde fomos bem recebidos, e nosso desejo é ver a província se desenvolver", afirmou.


Os moradores também aproveitaram a oportunidade para levantar outras questões importantes, como a localização do mercado de peixe ao lado do Centro de Saúde de Paquitequete.


Pedimos ao município que remova o mercado de peixe que está ao lado do Centro de Saúde de Paquitequete, pois o cheiro é desagradável e não é adequado ter um mercado de peixe próximo de um centro de saúde. Também gostaríamos de pedir que concluam a estrada ao lado do Banco de Moçambique, que foi iniciada, mas ainda não foi finalizada", - solicitou Mwalimo Issufo.

O presidente do município, por sua vez, anunciou que o próximo bairro a ser contemplado com um sistema de água potável será Cariacó, na unidade "G", também conhecida como Chibuabari.

A iniciativa, que recebeu um investimento de 18.534.906 meticais, é promovida pelo Conselho Municipal de Pemba, com o apoio da Moçambique LNG. (MR+TV)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem