‎INGD reforça compromisso com soluções locais para enfrentar crises em Cabo Delgado ‎ ‎



‎O distrito de Mecúfi, em Cabo Delgado, acolheu neste domingo, 13 de outubro, as cerimónias centrais do Dia Internacional para Redução de Desastres, data que este ano destacou a importância de fortalecer a resiliência comunitária face aos desafios climáticos e ambientais.

‎Falando em uma colectiva de imprensa, o delegado provincial do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), Marques N’naba, referenciou que a escolha de Mecúfi como palco da celebração foi por ter sido uma das zonas mais afectadas pela passagem do ciclone Kenneth, que devastou parte da região em 2019.

‎ “Foi aqui que houve a maior incidência do ciclone, então faz todo sentido nós estarmos aqui para recordar e planificar novas formas de superar caso haja mais um ou outro problema”, afirmou N’naba.

‎Segundo o dirigente, o distrito de Mecúfi, por se localizar na zona costeira, continua a enfrentar vulnerabilidades resultantes das mudanças climáticas, incluindo ventos fortes, erosão costeira e o risco de novos ciclones.

‎“O distrito de Mecúfi é suscetível aos impactos climáticos. Qualquer pequena mudança de tempo ou comportamento da natureza pode causar perturbações significativas”, alertou.

‎Marques N’naba referiu ainda que, além dos fenómenos naturais, Cabo Delgado enfrenta dualidade de crises, combinando os efeitos dos desastres naturais com os impactos da instabilidade provocada pelo terrorismo.

‎“Temos um plano de ação local que faz a combinação desses fenómenos — crises naturais e crises provocadas pelo terrorismo. Actuamos em simultâneo porque acreditamos que os problemas locais devem ter soluções locais”, sublinhou.

‎O delegado do INGD destacou a importância da coordenação entre o governo, parceiros e meios de comunicação social na sensibilização e na resposta às situações de risco.

‎As celebrações deste ano decorreram sob o lema “Financiar a resiliência, não os desastres.”, refletindo o apelo global à prevenção, ao planeamento antecipado e à união de esforços para reduzir o impacto dos fenómenos naturais e fortalecer a capacidade das comunidades de se reerguerem.

‎(MRTV)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem