Cabo Delgado: S.E. apela aos recém-empossados ao combate à corrupção e melhoria dos serviços públicos



O Secretário de Estado na província de Cabo Delgado, Fernando de Sousa, empossou esta terça-feira quatro novos dirigentes para cargos provinciais e distritais, num acto marcado por apelos à ética, liderança responsável e combate aos males que continuam a afectar a Administração Pública.


Foram empossados Abdul Carimo (Delegado Provincial do Instituto Nacional de Meteorologia – INAM) e Juliana Gaspar Ferraz, Matias Morgado Guivala e Amuteuzo Bartolomeu Giramo, que passam a exercer funções de Secretários Permanentes nos distritos de Balama, Ancuabe e Muidumbe, respectivamente.


Durante a cerimónia, Fernando de Sousa destacou que a nomeação destes quadros “resulta da necessidade de restruturação permanente da máquina administrativa, adequando-a aos desafios actuais com o objectivo de imprimir maior dinâmica à acção governativa”.



O governante sublinhou que os nomeados devem ter sempre presente que foram chamados “para servir o Estado Moçambicano”, apelando a uma postura de proactividade, entrega e liderança técnica nos sectores onde irão trabalhar.


Desafios no setor da meteorologia


Ao dirigir-se ao novo Delegado Provincial do INAM, o Secretário de Estado reforçou a importância estratégica da instituição, sobretudo numa província altamente vulnerável a fenómenos climáticos extremos.


“O Instituto Nacional de Meteorologia tem a responsabilidade de vigiar os céus, antecipar riscos e proteger vidas”, disse, destacando que a província enfrenta desafios como a alta exposição a ciclones, limitações de infraestruturas e dificuldades de comunicação de alertas às comunidades rurais e costeiras.


De Sousa apelou ainda ao reforço da iniciativa “Um Distrito, Uma Estação Meteorológica”, para garantir informação fiável e atempada em todas as unidades territoriais.



Apelo aos Secretários Permanentes Distritais


Aos novos Secretários Permanentes, Fernando de Sousa recordou que as suas funções exigem coordenação, rigor e capacidade de gestão dos recursos disponíveis.


“Devem cultivar o diálogo permanente com os administradores distritais e combater males como a corrupção, nepotismo, clientelismo e burocracia excessiva”, afirmou, realçando a necessidade de acelerar o cumprimento das metas plasmadas no Plano Económico Social e Orçamentos Distritais.


O Secretário de Estado insistiu igualmente na importância da liderança positiva: “Assegurem que as vossas equipas se sintam desafiadas a dar o seu melhor na busca de soluções para os actuais desafios da província”. (MRTV)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem