O Secretário de Estado na província de Cabo Delgado, Fernando Bemane de Sousa, manifestou, esta sexta-feira (16), na cidade de Pemba, a sua solidariedade às famílias afectadas pelas fortes chuvas e inundações que têm assolado as regiões Sul e Centro de Moçambique.
Num momento marcado por preocupação nacional, o governante endereçou palavras de conforto às populações atingidas pela subida do nível das águas, que provocou a inundação de residências e bairros inteiros, agravando as condições de vida de milhares de famílias.
“Queremos deixar o nosso abraço de solidariedade a todas as vítimas das enxurradas que atingiram níveis muito preocupantes em várias zonas residenciais do Sul”, afirmou Fernando Bemane de Sousa, destacando o sentimento de dor partilhada e empatia para com os afectados.
O Secretário de Estado sublinhou que, embora distante geograficamente das zonas mais afectadas, a província de Cabo Delgado acompanha com atenção a evolução da situação e associa-se às famílias atingidas, através de orações, apoio moral e disponibilidade institucional para contribuir, dentro das competências do governo provincial.
A mensagem de solidariedade foi proferida à margem da cerimónia de tomada de posse de dois novos quadros da administração pública provincial, designadamente Nita Jabo Amisse, empossada como Secretária Permanente do Distrito de Meluco, e Manuel Bola António Sousa, que passa a exercer as funções de Chefe do Departamento do Património do Estado no Serviço Provincial de Economia e Finanças.
Na ocasião, Fernando Bemane de Sousa aproveitou o momento para recordar que o exercício da função pública deve ser orientado por princípios de humanismo, sensibilidade social e compromisso com o bem-estar colectivo, valores que ganham particular relevância em períodos de crise humanitária.
O governante apelou de igualmente à resiliência, união e solidariedade entre os moçambicanos, sublinhando que os fenómenos climáticos extremos continuam a testar o país, exigindo uma resposta conjunta, baseada na entreajuda e na responsabilidade colectiva.(MRTV)


Enviar um comentário