Por Modesto Zumbire - As autoridades de saúde da província de Cabo Delgado reconheceram, esta segunda-feira (11.05.2026), na cidade de Pemba, o papel desempenhado pelos enfermeiros na melhoria da qualidade dos cuidados de saúde e na humanização dos serviços prestados à população.
O reconhecimento foi manifestado pelo Diretor do Serviço Provincial de Saúde, Edson Renato Fernando, durante uma cerimónia de saudação realizada no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Enfermeiro, que se assinala esta terça-feira, 12 de maio.
Na ocasião, Fernando apelou aos profissionais para continuarem a demonstrar empenho e dedicação no exercício das suas funções, destacando igualmente os esforços que o Governo e os parceiros de cooperação e desenvolvimento têm vindo a realizar para ultrapassar os desafios relacionados com a falta de fármacos e outros insumos nas unidades sanitárias.
Por sua vez, o Secretário da Associação dos Enfermeiros de Moçambique, Leonardo Lopa , revelou que, durante a semana comemorativa, foram realizadas diversas atividades de caráter social e educativo, incluindo palestras nas unidades sanitárias, escolas públicas e privadas, bem como visitas de solidariedade dirigidas aos profissionais de enfermagem que se encontram doentes.
As celebrações decorrem num contexto em que os profissionais de enfermagem continuam a desempenhar um papel fundamental no fortalecimento do sistema de saúde, sobretudo na prestação de cuidados essenciais às comunidades.(MRTV)

Enviar um comentário