Por: Ibraimo Abdulai
A equipa feminina da Académica de Pemba Futebol Clube poderá falhar a participação no Campeonato Regional devido à falta de fundos para custear a deslocação e preparação da equipa, alertou nesta quinta-feira, 14 de Maio de 2026, o presidente do clube, Abdul Shakura, durante um encontro com a Direcção Provincial da Juventude, Emprego e Desporto, o presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), associações juvenis e jovens, na cidade de Pemba.
Na ocasião, Abdul Chacuro aproveitou a presença do presidente nacional do Conselho Nacional da Juventude, Kino Fernando Caetano, em visita à província de Cabo Delgado, para expor os desafios enfrentados pelo clube e pelas associações desportivas locais, apontando dificuldades de financiamento, falta de materiais desportivos e limitações no apoio logístico às equipas.
Segundo o dirigente, a falta de meios poderá comprometer a participação da equipa feminina da Académica de Pemba no campeonato regional, cuja realização, segundo informações da Federação Moçambicana de Futebol, está prevista para iniciar no próximo dia 17 de Maio.
“Os jovens trabalham muito neste país através do desporto. Todos nós sabemos que o desporto faz bem à saúde, mas a nossa província e a nossa direcção enfrentam muitas dificuldades. Existem momentos em que a Direcção Provincial não consegue dar resposta ao trabalho do desporto dentro da província. Hoje, a Juventude e Desporto deveriam disponibilizar certos materiais para apoiar as associações, sobretudo transporte. A nossa direcção provincial já não tem chibombo para ajudar as equipas quando se deslocam aos distritos ou para outras províncias”, lamentou.
O presidente da Académica de Pemba acrescentou ainda que, além da limitação de transporte, a falta de equipamentos desportivos também condiciona o desenvolvimento das actividades das associações juvenis ligadas ao desporto.
“A nossa direcção não tem materiais como bolas para apoiar as associações. No clube que represento, a equipa feminina da Académica de Pemba está a preparar-se para participar no campeonato regional em representação da província. O director provincial da Juventude e o governador têm conhecimento desta situação, mas até hoje ainda não estamos preparados para participar por falta de fundos”, afirmou.
Abdul Chacuro explicou que o clube tem sobrevivido através das contribuições internas dos seus membros e de esforços próprios para garantir a continuidade das actividades desportivas. Segundo ele, a direcção da equipa tem estado a procurar apoios junto de parceiros e instituições para evitar que a província não deixe de estar representada na competição regional.
“Estamos a correr atrás para vermos se conseguimos representar a nossa província. Queremos que o desporto continue a ter impacto positivo na juventude e evitar que muitos jovens abandonem a prática desportiva por falta de apoio”, concluiu.(MRTV)
.jpg)
إرسال تعليق