Governo reconhece papel dos enfermeiros e promete reforçar investimentos no setor da saúde em Cabo Delgado



Por Modesto Zumbire — O Governo de Cabo Delgado reconheceu o papel desempenhado pelos enfermeiros na promoção da saúde e reafirmou o compromisso de continuar a investir na formação, melhoria das condições de trabalho e valorização dos profissionais do setor.


O posicionamento foi manifestado pelo Secretário de Estado na província, Fernando de Sousa , durante uma cerimónia de saudação promovida pelos profissionais de saúde no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Enfermeiro, assinalado a 12 de maio.


Na ocasião, Fernando de Sousa destacou que os enfermeiros desempenham um papel crucial na prevenção, tratamento e reabilitação dos pacientes, garantindo o acesso das comunidades aos cuidados de saúde de qualidade.


Entretanto, a representante dos enfermeiros na província de Cabo Delgado, Raquina Saíde , apontou vários desafios enfrentados pela classe, com destaque para a escassez de material médico-cirúrgico, insuficiência de equipamentos de proteção individual e a insegurança em algumas zonas de trabalho.


Apesar das dificuldades, Saíde afirmou que os enfermeiros continuam comprometidos com o juramento profissional e com a missão de salvar vidas.


“As dificuldades existem, mas o enfermeiro nunca abandona o seu posto de trabalho, mesmo colocando a própria vida em risco”, destacou.


As celebrações do Dia Internacional do Enfermeiro decorrem numa altura em que Cabo Delgado continua a enfrentar desafios relacionados com a ameaça do terrorismo, situação que afeta o funcionamento normal de várias comunidades e unidades sanitárias da província.(MRTV)

Post a Comment

أحدث أقدم