Cabo Delgado: Comunidade muçulmana em Cabo Delgado apela à paz durante celebração do Eid al-Adha



A comunidade islâmica em Cabo Delgado voltou a reforçar o apelo à paz durante as celebrações do Eid al-Adha, uma das datas mais importantes do calendário islâmico, dedicada ao sacrifício e à partilha.


Na última sexta-feira, o Estádio Municipal de Pemba tornou-se o centro das atenções, acolhendo fiéis de várias partes. 


O Sheik Nze, em declarações à imprensa, sublinhou que a religião islâmica sempre defendeu os princípios de paz e harmonia, rejeitando qualquer associação dos conflitos locais à fé islâmica.



"Primeiro, deve-se perceber que é uma questão que nada tem a ver com a religião islâmica. Isso é fundamental. Os malfeitores estão a camuflar-se como se fossem muçulmanos, mas não são. Até pode-se de alguma forma pensar que aquilo tem relação com a religião islâmica, mas não tem.


Eu acredito que Deus é misericordioso. E, na nossa religião, há algo muito interessante: o pagamento, em algum momento, é pela intenção." - afirmou o líder religioso em declarações à imprensa.



Por outro lado a edilidade considerou a ocasião uma oportunidade propícia para reforçar valores de paz e solidariedade nas comunidades.


"Os ensinamentos sagrados incumbem-nos a todos, como crentes, a sermos solidários com o próximo, a defendermos a harmonia da convivência e da paz, e a adotarmos bons modos de viver em sociedade". - avançou Satar Abdulgani, Edil de Pemba.


Por sua vez, o Secretário de Estado da província reconheceu os esforços da comunidade muçulmana na promoção da paz, da moral e no desenvolvimento da região.


"Nesta ocasião, queremos reiterar o nosso reconhecimento e valorizar o papel das confissões religiosas especialmente da comunidade islâmica na promoção da paz, da moral, da solidariedade e do desenvolvimento da nossa província.


Saudamos as lideranças muçulmanas pelo seu envolvimento na divulgação dos mais nobres princípios: a paz, o amor ao próximo, a caridade, a tolerância e a solidariedade." - enalteceu, Fernando de Souza, Secretário de Estado na província de Cabo Delgado.


As celebrações contaram com a presença de membros do governo e de fiéis, num ambiente de comunhão e esperança renovada para Cabo Delgado.(MRTV)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem