Cabo Delgado: Baía de Pemba FC sagra-se bicampeão da Taça de Moçambique

 

Por: Ibraimo Abdulai
‎O Baía de Pemba Futebol Clube conquistou a Taça de Moçambique – Fase Provincial 2026 pela segunda vez consecutiva, ao vencer na final o Ferroviário de Pemba por uma bola sem resposta (1-0), na tarde deste sábado, 06 de Junho de 2026, no Estádio Municipal de Pemba.
‎Os baianos inauguraram o marcador ainda na primeira parte do jogo, através de Davi, camisola 22, que marcou um golaço à entrada da grande área após aproveitar uma falha da defesa ferroviária. O Ferroviário esteve perto de empatar nos finais minutos da primeira parte através de um livre directo, mas o guarda-redes do Baía impediu a celebração dos ferroviários com uma incrível defesa.
‎Na segunda parte, as duas formações protagonizaram um embate equilibrado, o baia comandando partida. O Ferroviário voltou a criar perigo através de um cruzamento para a pequena área, mas a defesa do Baía afastou a bola. Os baianos também estiveram perto de ampliar a vantagem, contudo o jogador Mimi, camisola 8, não conseguiu concretizar a oportunidade.
‎Após os 90 minutos, o treinador do Baía de Pemba FC, Artur Semedo, afirmou que o principal objectivo da equipa era conquistar o troféu e representar Cabo Delgado na Taça de Moçambique.
‎"A nossa operação era vencer a taça, sermos os representantes, os primeiros representantes da Taça de Moçambique em Cabo Delgado. Acho que isso foi conseguido perante dois valorosos adversários, sobretudo este último, que também queria transitar sendo o vencedor. E acho que, por aquilo que nós temos vindo a fazer, é apenas o corolário do nosso trabalho, ainda que eu não me sinta muito satisfeito. Apesar de termos feito um bom jogo e termos ganho, ficámos a dever mais golos devido à nossa incompetência na finalização. O que fica registado é apenas a vitória e sermos nós os vencedores da Taça de Moçambique", disse.
‎Já o técnico do Ferroviário de Pemba, Rogério Balate, felicitou o adversário pela conquista e elogiou a entrega dos seus jogadores.
‎"Primeiro tenho que felicitar o adversário pela conquista do troféu. Depois tenho que dar os parabéns aos meus jogadores pela forma como se bateram. Estamos satisfeitos pela atitude que os meus jogadores tiveram. Penso que vínhamos aqui para conquistar essa taça. Não foi possível. Temos que parabenizar os jogadores pela forma como se bateram. Penso que daqui para a frente há que pegar nessa dinâmica que apresentámos aqui hoje para os futuros desafios, que é o campeonato", disse.
‎Com a vitória, os baianos revalidam o título conquistado na época passada e tornam-se bicampeões provinciais da competição, garantindo igualmente a representação de Cabo Delgado na fase seguinte da Taça de Moçambique.(MRTV)

Post a Comment

أحدث أقدم